Covid 19

Sequelas cardiovasculares devido à infecção pela COVID-19 é tema de audiência pública nesta quarta (31)

O médico cardiologista André Almeida é o convidado da Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia da Covid-19 da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), para falar sobre as “Sequelas cardiovasculares devido à infecção pela COVID-19”, em audiência pública virtual nesta quarta-feira (31). O evento terá início às 10 horas e será transmitido através da plataforma Zoom e da TV ALBA. Para receber o link e participar do debate, as inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp 71 99718-2427, enviando nome, cidade, profissão e instituição que representa.

No contexto da covid-19, ressalta o cardiologista, tornou-se aparente que complicações cardiovasculares são as principais causas de mortes, especialmente em indivíduos com mais de 65 anos. Se eles têm outras comorbidades como diabetes, hipertensão, doenças do coração e obesidade, o risco associado é ainda maior, segundo o médico. “E essas pessoas constituem a maioria daquelas com envolvimento cardíaco durante uma infecção pelo coronavírus, com uma síndrome respiratória aguda grave. Portanto, vamos discutir as várias manifestações cardiovasculares da covid-19, incluindo inflamação cardíaca, insuficiência cardíaca, infarto, AVC e problemas na coagulação. Daremos uma ênfase maior nas complicações e sequelas cardiovasculares, devido a infecção pela doença”, afirmou.

Presidente da Comissão da Covid da ALBA, Angelo Almeida observa que a infecção causada pelo coronavírus além de trazer perigo de morte também traz consequências que precisam ser esclarecidas. “Contribuir com a propagação dessas informações importantes foi o que motivou o convite a Dr. André para participar da audiência pública. Queremos ajudar as pessoas, através da informação, a ficarem atentas aos sinais que requerem cuidados”, afirmou.

Mais sobre o convidado

André Almeida é mestre e doutor em Medicina Interna pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, pesquisador de pós-doutorado do Departamento de Imagem Cardiovascular no Johns Hopkins Hospital em Baltimore – Estados Unidos, membro titular da Academia de Medicina da Bahia e vice-presidente do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Próximas audiências

A comissão da Covid-19 tem realizado uma série de audiências sobre os principais assuntos relacionados à pandemia, com o propósito de intensificar as discussões para otimizar as ações de combate à doença na Bahia. Além da de quarta-feira, outras duas próximas já estão marcadas: dia 28, será sobre “A sobrevivência das atividades econômicas no cenário da COVID-19”, com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Carlos Andrade; e dia 5 o assunto será o “Aumento do lixo durante a pandemia: impactos e possibilidades de uma vida sustentável”, com a consultora em sustentabilidade, Jurema Cintra, advogada e ativista de direitos humanos.

Qual sua reação?

Massa!
0
Bacana
0
Curti
0
Ouch!
0
Credo!
0

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Covid 19