Destaque

Por iniciativa do deputado Angelo Almeida Frente Parlamentar Bahia-China é criada

Foi registrada nesta terça-feira (7) a criação da Frente Parlamentar Bahia-China, que será presidida pelo deputado estadual Angelo Almeida (PSB), autor da ideia.  O objetivo é fortalecer a cooperação entre o estado e o país, que é o seu principal parceiro comercial e segundo mercado importador. A frente também pretende criar mecanismos educacionais que fortaleçam a cultura entre a Bahia e a China, com a participação do Instituto Confúcio, que é mantido pela Fundação de Educação Internacional Chinesa.
Dados da Secretaria de Indústria e Comércio Exterior do Ministério da Economia apontam a China tanto como principal destino de exportações da Bahia quanto maior investidor externo no Estado. Já estudo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), mostra que desde 2018 o país se consolidou como principal parceiro comercial do estado, sendo responsável por 32,8% das exportações baianas.
Há ainda vários projetos em andamento que envolvem o estado e o país; crescente presença de imigrantes chineses na Bahia; e intercâmbios culturais e científicos entre Universidades baianas e chinesas, em especial nas áreas de engenharia e tecnologia que, acredita Angelo, podem ser potencializados.
“A Frente Parlamentar Bahia-China objetiva ser um instrumento para articulação de novos investimentos e parcerias, além de promover a interlocução junto aos agentes da agenda bilateral, tanto da iniciativa pública quanto da privada, para potencializar e diversificar e o desenvolvimento econômico nos nosso estado”, frisa o deputado.
Angelo explica que a Frente Parlamentar Bahia-China vai atuar de maneira transversal junto às diversas secretarias do Governo do Estado, como, por exemplo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para a busca de investimentos; de Agricultura, para maximizar a exportação; de Desenvolvimento Rural, para transferência de tecnologia para a agricultura familiar; e de Ciência e Tecnologia, para intercâmbio científico e tecnológico entre a Bahia e a China.
Em dezembro do ano passado, a criação da Frente Parlamentar Bahia-China foi discutida em reunião com a Cônsul-Geral da China, Tian Min, e o Cônsul Comercial, Xu Yuansheng. Participaram além do deputado Angelo, o vice-presidente da Frente, o deputado Vitor Bonfim (PV), o presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Rodrigo Hita e o empresário Bruno da Mata.
Agenda no Rio
Na tarde desta terça, Angelo cumpriu agenda no Rio de Janeiro, onde participou de reunião no Consulado Geral da República Popular da China e apresentou a ata de constituição da Frente à Cônsul-Geral e ao Consul Comercial. No encontro também foi definido o cronograma de atividades.
“Mais um compromisso assumido e cumprido, visando o fortalecimento das relações bilaterais e a troca de experiência para alcançarmos um ambiente de negócios ainda mais eficiente com desenvolvimento sustentável do estado da Bahia. Estamos muito confiantes de que essa iniciativa de fortalecer a cooperação Bahia-China, com participação do parlamento estadual, trará grandes resultados”, assinala Angelo.
Participaram ainda do encontro o secretário-geral do Fórum de Desenvolvimento Brasil-China, Pedro Leão; além de Jorge Won e Steve Chang, representantes do Fórum Empresarial Brasil-China.

Qual sua reação?

Massa!
0
Bacana
0
Curti
0
Ouch!
0
Credo!
0

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Destaque