Destaque

Projeto de Angelo Almeida prevê destinação de 30% dos recursos do Fazcultura para arte dos povos negros e indígenas da Bahia 

Pelo menos 30% dos recursos designados por meio do Fazcultura devem ser empregados em projetos vinculados à cultura e à arte dos povos negros, das religiões de matrizes africanas e indígenas, com prioridade para as propostas relacionadas às comunidades remanescentes de quilombos e comunidades indígenas da Bahia. Isso é o que prevê o projeto de lei apresentado e protocolado pelo deputado estadual Angelo Almeida (PSB), na Assembleia Legislativa.
Angelo justifica que não é possível pensar uma sociedade democrática num contexto em que ainda existam obstáculos sociais que imponham cenários desiguais. “Não se pode querer resultado eficaz oferecendo respostas simples para problemas complexos, portanto, o combate ao racismo atravessa a formulação de políticas públicas que contemplem de forma eficiente o empoderamento negro e das comunidades indígenas, por meio do fomento à sua economia cultural, identidade e representatividade social, bem como a geração de emprego e renda”, frisa.
O parlamentar entende que uma política pública voltada ao desenvolvimento cultural-econômico das comunidades negras torna-se mais significativa pelo fato da Bahia ser um estado com a maior população negra e ressalta que é inegável a influência Africana na economia cultural do estado. “Vale ressaltar que a cultura negra é extremamente rica e diversificada”, acrescenta destacando que a Bahia também tem a terceira maior população indígena do país, com 56.381 pessoas.
Dificuldade 
Para exemplificar as dificuldades da população negra e indígena com relação à captação e aplicação dos recursos no âmbito da administração pública, no período de 2008 a 2012, o Ministério da Cultura recebeu 30 mil projetos de incentivos e apenas 473 eram ligados à cultura negra, correspondentes a menos de 2%. No referido período, apenas 93 projetos foram aprovados e destes somente 25 captaram recurso, correspondendo a uma porcentagem de 0,01% de projetos que efetivamente conseguiram angariar financiamento.
“A superação desta situação requer que haja priorização para projetos culturais que estabeleçam critérios étnico-raciais nos editais de promoção cultural, bem como a implementação de planejamento de qualificação, para que os projetos apresentados possam atender às exigência burocráticas do programa”, assinala Angelo pedindo apoio dos colegas para aprovação do projeto.

Qual sua reação?

Massa!
0
Bacana
0
Curti
0
Ouch!
0
Credo!
0

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Destaque