Primeira mulher reitora da UFBA, compartilha Comenda com mulheres baianas


Uma das mais brilhantes mulheres do Estado da Bahia. Foi assim que o deputado estadual Angelo Almeida (PSB) definiu a professora e médica Eliane Elisa de Souza Azevedo homenageada durante sessão especial proposta pelo parlamentar com a Comenda 2 de Julho, na manhã desta quinta-feira (22). Primeira mulher reitora da Universidade Federal da Bahia, médica pós-doutorada na Inglaterra e nos Estados Unidos, titular em Genética, a homenageada possui cerca de vinte livros e duzentos trabalhos científicos publicados no Brasil e exterior.

Em um pronunciamento emocionado Almeida destacou que a médica contribui para o desenvolvimento em pesquisa científica na sociedade. “Dra Eliana saiu da sua terra natal [Tanquinho-BA], para ser a primeira PHD da Universidade Federal da Bahia. Sempre buscando como cientista, melhorar o desenvolvimento da nossa humanidade. Foi um exemplo de mulher com um currículo espetacular e invejável. Mesmo aposentada, manteve as atividades de pesquisa e de orientação para alunos de mestrado e doutorado, desta vez na Uefs”.

No plenário lotado, médicos, ex-alunos, familiares e admiradores do trabalho de Dra. Eliana. Autoridades como o arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; a médica e deputada estadual, Fabíola Mansur; o presidente da Academia de Medicina de Feira de Santana, André Almeida, o irmão e o filho da homenageada, Zoroastro Azevedo e José São Paulo, também participaram da solenidade.

Em seu discurso de agradecimento, a cientista compartilhou o título com as mulheres baianas. “Muito feliz e honrada pelo reconhecimento da Casa Legislativa e do deputado Angelo Almeida, que presidiou a sessão especial; e de todos aqueles que aprovaram o título científico da primeira mulher reitora na Ufba, fico satisfeita de compartilhar com todas as mulheres do Estado da Bahia, não somente para mim, mas para todas elas”, ressaltou a homenageada.

1 comment

Escreva o seu

+ Comentar