Cooperação técnica pode viabilizar ampliação de banda larga na UEFS


A reunião que aconteceu nesta terça-feira (07), por iniciativa do deputado estadual Angelo Almeida (PSB), abriu uma nova perspectiva para implantação de internet de alta conectividade no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana. Com participação de representantes da Universidade, USE Telecom e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi debatida a viabilidade de um contrato de cooperação técnica que pode garantir mais qualidade para rede da instituição.
De acordo com o Assessor de Informática da UEFS, Prof. Dr. Delmar Broglio Carvalho, atualmente a instituição possui um link de 100 M que já está com 100% de taxa de ocupação, o que restringe o acesso da demanda crescente da universidade que possui 31 cursos de graduação e 32 de pós-graduação. “Temos o acesso à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) através do link atual mas não podemos usufruir de todos os conteúdos oferecidos em virtude da limitação da banda. O mesmo problema acontece com diversos projetos de pesquisa em parceria com outras instituições que demandam um volume significativo de dados”, explica.
Ele informa ainda que por conta disso o campus não possui amplo acesso à Internet. “A reunião permitiu prospectar possibilidades junto aos Programas da SECTI para interiorização da Banda Larga na Bahia e colocar a UEFS como parceira para projetos futuros que venham contribuir no avanço dessa política”, celebrou.
O reitor Evandro Silva fez uma avaliação positiva da reunião. “Com intermediação da Secti e do deputado estadual Angelo Almeida, tivemos a oportunidade de apresentar demandas para ampliação da banda larga de internet que serve o campus, onde prospectamos possibilidades de parceria e cooperação que eu considero promissoras para a UEFS”, ressaltou.
De acordo com Alexandre Loiola, gerente de projetos especiais da USE Telecom, a estratégia de implantação já deve começar a ser desenvolvida após cumpridos alguns protocolos técnicos e contratuais. “O mais importante é que todas as partes estão comprometidas, o que é essencial para o desenvolvimento desse novo projeto”, declarou.
O deputado Angelo Almeida lembrou que desde o início do seu mandato se comprometeu com a problemática. “Agora que encontramos uma solução viável vamos continuar acompanhando os encaminhamentos para que a UEFS possa ser, de fato, incluída na era digital de qualidade”. O deputado aproveitou para destacar o comprometimento e empenho do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Vivaldo Mendonça, em resolver a questão.
“A importância desse acordo de cooperação técnica é levar acesso à informação e inclusão digital para os alunos da UEFS. A USE apoia essa iniciativa e acredita na parceria público-privado para levar melhorias para a sociedade”, enfatizou o CEO da USE, André Costa. O consultor de relações institucionais da empresa, Marco Costa, também participou do encontro.

Sobre a USE Telecom – Empresa baiana que presta serviços de telecomunicações, oferecendo uma internet com velocidade, segurança e alta disponibilidade. Com grande presença no mercado de conectividade, a USE Telecom é líder em conectividade no estado da Bahia e, sempre em expansão, estendeu também sua operação para o estado de Sergipe. A USE está conectada diretamente a TASCOM Data Center, uma empresa que presta serviços especializados em Data Center e Tecnologia da Informação, com estrutura moderna e confiável, obedecendo aos padrões internacionais, sempre com qualidade e disponibilidade.

+ Não há comentários

Escreva o seu